top of page

Quanto custa o m² de construção em Três Lagoas – MS?

Foto do escritor: Proprietá EngenhariaProprietá Engenharia

Atualizado: 1 de fev. de 2024


Neste texto, procuramos explorar um dos aspectos principais na composição de custos de uma construção: os valores da mão de obra. Todos nós já nos questionamos se o valor cobrado por um serviço é justo e condiz com a realidade, mas não para por aí... Já se perguntou o porquê existem diferenças tão grandes de custo entre dois prestadores se o serviço pedido por muitas vezes é o mesmo? Esperamos hoje desvendar alguns dos principais segredos da precificação e te deixar seguro nas próximas contratações, então, vamos direto ao que interessa!!


Local da obra


De imediato, pode não fazer muito sentido, afinal, fazer a mesma casa aqui ou ali deveria ser tudo igual, mas saiba que na prática não é bem assim que funciona. Entre as diferenças de valores podemos citar: custos com deslocamento, facilidade de atuação de funcionários, horários de trabalho reduzidos e até mesmo restrições das atividades em datas próximas a finais de semanas e feriados (os últimos casos são bem comuns em obras dentro de condomínios). Além disso, as condições naturais do solo, dificuldade de perfuração, escavações, solos com excesso de pedregulho, também serão fatores considerados nos valores que serão propostos.


O Impacto do Projeto Arquitetônico


Quando o assunto é construção, deparamo-nos com uma incontestável verdade: a ousadia e complexidade do projeto reflete diretamente na sua imponência. Entretanto, de forma quase simultânea, as escolhas construtivas como fachadas altas, vigas em balanço, peles de vidro, pinturas especiais, acarretarão em alguns custos que não aparecem à primeira vista. Apesar do tema deste artigo não ser os valores de materiais, à medida que o acabamento é aprimorado, também é necessário encontrar profissionais mais a qualificados. A correlação é clara – Quanto mais o padrão aumenta, mais os custos da mão de obra são afetados com os detalhes construtivos e de acabamento que esta obra demanda.


O impacto das estruturas


A escolha das estruturas, como vigas em balanço, vigas de transição e pérgolas, desempenha um papel crucial na moldura do projeto arquitetônico. Esses elementos, que muitas vezes representam o diferencial almejado em obras, conferem personalidade e estilo. Contudo, é vital considerar que, à medida que incorporamos elementos estruturais mais complexos, o tempo dedicado à execução aumenta significativamente.


Imagine, por exemplo, a fotografia abaixo, refletindo sobre o tempo necessário para escorar uma laje como essa. Ao compararmos esse processo com a execução de uma obra mais convencional, surge a pergunta: será que o esforço empregado é realmente o mesmo? Para quem não está familiarizado com as nuances da construção, pode parecer que a complexidade estrutural não influencia diretamente, mas a imagem ilustra claramente a diferença, destacando a importância de considerar o tempo e a habilidade envolvidos na implementação de escolhas estruturais mais elaboradas.



Instalações


As instalações elétricas e hidráulicas, como de se esperar, não poderiam estar fora desta lista, sabe porquê? Quanto mais acessórios, mais banheiras, ofurôs, piscinas, saunas, iluminações, sistemas de lógica e automação, quadros automatizados, obviamente, mais horas de profissionais serão necessárias para esta montagem. Assim como em todos os tópicos que falamos sobre mão de obra, há profissionais de instalações aptos a executar obras de alto padrão e preparados para os desafios deste tipo de construção. Economizar na escolha destes profissionais, pode significar um pesadelo para sempre na sua manutenção. Pense bem nisso!


Acabamentos Especiais


Quando se trata de acabamento, todos sabem que o céu é o limite para os custos e aqui está o maior problema da precificação da mão de obra: Alguns trabalhos naturalmente são mais específicos e nem todos os profissionais conseguem realizar com excelência. A construção tem muito de artesanal e o aperfeiçoamento leva tempo e investimento em ferramentas e técnicas. Entre os principais vilões do custo estão: Pedras naturais, porcelanatos em grandes formatos, decks e elementos de madeira, pinturas artísticas ou efeitos decorativos, serviços de serralheria ornamentada, entre outros.




A Importância do Corpo Técnico


Ter um corpo técnico, como engenheiros para acompanhar o processo de construção, pode ser um ponto de elevação de custos à primeira vista. Apesar disso, a presença de um corpo técnico próprio da empresa, como aqui na Proprietà traz benefícios como confiabilidade, segurança, agilidade e principalmente um ponto de prestação de contas bem definido. Essas características, podem parecer que não farão diferença, afinal, você só quer que sua obra fique pronta, não é isso? Mas já pensou em como sua jornada poderá ser mais tranquila se for acompanhada de alguém que já conhece o caminho?


Considerações sobre Impostos


Por fim e não menos importante, vamos falar do sempre negligenciado impacto dos impostos. Entre eles, os principais são: INSS e ISS. O ISS – Imposto sobre serviços é um tributo que incide na prestação de serviços realizada por empresas e profissionais autônomos, e como tal, a prefeitura costuma recolher imediatamente antes de aprovar seu projeto. Uma construtora, como nós, precisa pagar os mesmos encargos na emissão de nota fiscal sobre serviços, então, neste caso, haveria redundância da cobrança. Não estamos sendo mais caros por isso, apenas, pagando através da construtora (no ato da nota fiscal) ao invés de diretamente para a prefeitura. Em regras gerais, para a construtora, o valor deste imposto é menor em até 30% do que quando o pagamento é feito diretamente para a municipalidade.


O recolhimento do INSS é pré-requisitos para a averbação, e se torna uma dívida contraída ante a Receita Federal a partir do momento que inicia a contratação de mão de obra (principalmente a informal). Há inúmeros sites na internet que calculam uma prévia dos valores devidos com base nas informações da tipologia e metragem da construção. Construtoras com funcionários registrados saem na frente nesta questão uma vez que já recolhem os devidos impostos.


Se você chegou aqui e está pensando que isto não diz respeito a você e seu caso em particular, saiba que: a) Com advento dos sistemas digitais, cada vez é mais fácil para os órgãos fiscalizadores ter conhecimento dos inícios de obra e por conseguinte, das dívidas geradas com a Receita Federal. b) Em residências financiadas, para a conclusão do pagamento, é necessário que o imóvel seja devidamente averbado, e não se chega a esta etapa, sem antes passar pelo pagamento dos impostos. (Geralmente é uma surpresa bem desagradável para quem contrata, descobrir isso só no final do processo)


Conclusões


Entender os segredos por trás dos custos de mão de obra é fundamental para tomar decisões informadas e garantir que seus sonhos estejam alinhados com suas expectativas financeiras. Lembre-se sempre de analisar cada aspecto do orçamento para evitar surpresas desagradáveis no decorrer do processo e saiba que a economia que você procura, sempre será resultado de múltiplos pontos de atenção e não de apenas decisões isoladas.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page